Minha opinião sobre o voto nulo

Neste mês tentei discutir sobre o voto nulo. Talvez tenha abandonado um pouco o Descomplicando o Juridiquês em nome do Alameda 1976. Mas foi um mês corrido mesmo.

Mas vamos ao que interessa. Voto nulo anula uma eleição?

Existem claramente duas correntes. Uma que acredita nesta possibilidade e outra que afirma com todas as letras que não é possível.

A simples e fria leitura da lei realmente desestimula o debate e nos faz crer na impossibilidade de tal intuito. Sim é possível encontrar jurisprudências, decisões que acatem o entendimento de anulação de uma eleição em virtude da quantidade de votos nulos. O que nos faz ter uma única certeza neste debate: para anular uma eleição, pela quantidade de votos nulos, será necessário acionar o Judiciário. E aí, começa toda a dificuldade do movimento.

Sim, movimento. Afinal, conseguir 50% mais um de votos nulos requer um movimento organizado neste sentido. Movimento este que terá que fazer pressão para que o Judiciário confirme os interesses da urna. Afinal, na semana que passou, quando da votação do ficha limpa, percebemos um Tribunal Superior totalmente dividido. Assim como foi possível ver hoje o mesmo Tribunal acatar um pedido do Partido do Presidente, que nomeou seis dos atuais dez integrantes deste Tribunal.

Portanto, numa democracia de verdade, nada pode ser superior ao desejo do povo. E, infelizmente, o povo não tem noção do seu poder.

Aos legalistas que dirão ser impossível anular uma eleição por intermédio dos votos nulos, não esqueçam que um movimento organizado pode, inclusive, modificar a legislação, para então ser possível esta prática.

Assim, na ausência de um movimento que consiga abranger este universo de eleitores é importante, na minha humilde opinião, a escolha de um candidato sob pena de “lavarmos às mãos” deixando ser eleito alguém que não fará bem para coletividade e nem para o país!

Boa eleição a todos!

2 Comentários to “Minha opinião sobre o voto nulo”

  1. É, amigo, difícil mesmo é o povo entender que se não acredita nos candidatos que estão concorrendo o melhor é não votar em ninguém. Já ouvi e não foi de poucos: Não vou desperdiçar meu voto, voto em quem tem chance de entrar!
    Valeu a reflexão!!! bjs… @Daniellecfb

  2. Quer saber, mesmo que o cara que eu vou dar meu voto não vença , fico tranquilo pois sei que meu voto foi sincero, por que eu pesquisei de verdade para não fazer burrada. A maioria fica votando em picaretas só por esse é recomendado por fulano ou siclano ou outro por que não vai vencer, mesmo(quase elegeram o Enéias lembra, com esse pensamento)! Ai põe palhaços(as) anlafabetos ou semi analfabetos e gente despreparada na presidencia, no congresso e na camara e acaba com a dignidade daqueles que votam serio, procurando saber e apoiar á quem realmente merece. Não voto nulo não, de um geito ou de outro vamos ter que escolher! Mas uma coisa eu concordo a grande maioria acomodada, não tem noção nenhuma do poder que tem! E os politicos fazem questão de não mostrarem isso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: